Traição é traição...

Publicado em 19 junho 2012 in Opinião

... romance é romance, amor é amor e o lance é o lance. ♫              É... tá mesmo difícil pra nossa sociedade moderna lidar com amor e "lance" desde o tempo em que assimilou os valores judaico-cristãos. Você faz uma pesquisa em revistas, filmes, livros e a mídia em geral e nota como já se tornou lugar-comum explicar uma ou outra traição como se a mesma fosse tão natural. Nas novelas então, nada mais mainstream do que um caso extraconjugal, afinal "o amor é um mistério", eles pensam (ou no caso, não pensam).

Ah meu, fala sério! É pretensão demais alguém dizer que entende o amor romântico? Os relacionamentos não passam de um mercado: a tendência é escolher a pessoa mais bonita, charmosa, inteligente e bem resolvida entre aquelas que toparem ficar com você. 

Nesse sentido, gosto de fazer uma comparação com o mercado de aluguéis. O proprietário sempre quer o melhor inquilino do mundo, mas tem de se contentar com o melhor que aparecer. O inquilino quer o apartamento mais incrível, mas tem de se contentar com o menos ruim que encontrar. 

Nisso, temos uma relação instável: o inquilino pode se mudar para um apartamento melhor. E o dono do imóvel pode dar um pé na bunda do inquilino caso encontre alguém mais interessante. O amor funciona mais ou menos assim e é por isso mesmo que existem contratos, compromisso, casamento...

Mas aí se populariiza uma desculpa pra infidelidade baseada na premissa "onde é que o casamento se encaixa no estilo de vida de uma espécie animal em que o macho é biologicamente promíscuo?" Veja como essas pessoas querem afrouxar pra si e apertar pro outro. Agora deu pra lançar mão do argumento de que a biologia nos trola. O homem descaradamente arranjou uma desculpa para trair, de que o macho sente necessidade de copular com diversas fêmeas e isso é biologicamente explicado e bla bla bla...

É  muita forçação de barra esse argumento. O homem em média trai muito mais do que a mulher, e isso pode até ter influência biológica. Mas até que ponto? A maior parte dos homens consegue viver uma relação monogâmica, mas sua estrutura cerebral exige uma estimulação mental poligâmica - a indústria do sexo é uma prova dessa situação. E quem sabe o papel cultural pese mais forte nessa questão. (a tirinha abaixo explica melhor)

Alguns mitos precisam ser quebrados aqui. Quem disse que mulher não sente vontade de trair, ou que é incapaz de fazer isso por puro capricho? "Mulher, pra trair precisa de motivo. Homem, pra trair, precisa de uma mulher". Até cronista famoso cai no senso comum de "mulher é assim, homem é assado". Essa frase foi retirada de uma crônica do Arnaldo Jabor, onde ele generaliza umas visões novelescas da vida ... coisa que já tá na cabeça da maioria das pessoas, o que é bastante conveniente para sustentar alguns estereótipos retrógrados e dogmáticos.

Se a mulher que trai fosse vista como esperta, pegadora, la femme fatale será que seria assim mesmo? E se o homem que trai fosse reprimido pela sociedade, será que seria diferente? Bom rever isso aí.

*Como sou cara que mata a cobra e mostra o pau, aí vai o link pra famigerado textículo do Jabor. Mas é uma leitura perigosa, pra quem gosta de novela mexicana, a pessoa corre o risco de acreditar,
http://pensador.uol.com.br/frase/MzUwMzk5/

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 Respostas para Traição é traição...

  1. Acho que sou meio suspeita pra comentar sobre o assunto porque eu abomino traição de um jeito que até arrepio. Meu casamento mesmo acabou por conta de traição e nem gosto de ficar lembrando disso porque foi a época mais negra da minha vida... E quase dois anos depois disso, ainda tenho que aturar muita coisa...

    Por mais que apareçam livros ou alguém tentando explicar essa necessidade sexual biológica do homem, eu não concordo. Nada disso é desculpa pra canalhice, falta de consideração e respeito com quem está ali do lado... Poxa.... se o interesse é sair catando todas, que não assuma compromisso pra ninguém sair machucado da história, oras.

    Eu só lamento por existir gente que pense que homem pegador é o fodão, como se isso fosse uma coisa muuuuito produtiva e legal...

    Se a pessoa quer aproveitar ficando com todo mundo, que aproveite, seja homem ou mulher, desde que não tenha um relacionamento sério com outra pessoa. Acho que isso é o minimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Flavia. Essa coisa de homem ter necessidade sexual virou desculpa. Só porque na novela essas coisas acontecem ( e há quem pense que novela é sinônimo de realidade), não quer dizer que seja verdade.


      Gostei da comparação com o mercado de aluguéis. Até porque hoje em dia os relacionamentos são mesmo assim. Se não for pela beleza/dinheiro/inteligência/falta de opção etc.etc. Ninguém mais se interessa pela outra.
      Sem contar que a cada dia que passa as pessoas vão se tornando cada vez mais descartáveis. A pessoa fica com a outra por uma noite, e depois descarta. Ainda não entendo essa sociedade de hoje...

      Excluir
  2. Bom, sou mulher, mas sou machista. Vai entender rs
    Enfim, eu não sou o tipo de pessoa que acredita que homens e mulheres são a mesma coisa ou podem ter os mesmos motivos. Isso não significa que concordo com traição por parte de homens e por parte de mulher não. Mas existem algumas peculiaridades sim em cada caso e devemos entender cada situação. Traição sempre faz alguém sofrer, isso é fato, mas cada história é uma história, enfim... Concordo que a mídia tenta passar esse negócio que pode ser aceitável e bla bla bla. Não concordo com isso não porque algumas coisas possam ser falsas ou não, mas por que incita as pessoas a fazerem o que é errado.

    Convido-lhe a visitar o Lar da Escriturária. Deixe seu comentário com sua opinião e se gostar do conteúdo siga à vontade. Eu mesma só sigo blogs que gosto de ler pra voltar sempre e comentar.
    http://larescrituraria.blogspot.com
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Braunne, tô voltando aqui pra avisar que tem um selo pra você lá no meu lar, viu? Um não, três!
    Selooo:)

    ResponderExcluir
  4. Credo, não gosto de pensar nesse ponto de vista, mas é a pura realidade. Casamento é coisa série, então pra mim, se casou a pessoa realmente ama uma à outra. Biologia nos trola mesmo, machoxfêmea, isso é tão normal... Tive que concordar em tudo. Acho que mitos sempre vão existir. Enough.

    Leituras Vivas

    ResponderExcluir